Educação Infaltil (para os pequenos)
Assunto: Círculo/Dentro e fora
3) Objetivos
- Reconhecer o círculo.
- Diferenciar o círculo das demais formas.
- Identificar a forma circular em objetos da sala de aula.
4) Desenvolvimento:
4.1) Motivação: Bola ao círculo
Levar em uma caixa bolas plásticas coloridas, e questioná-los sobre o que tem ali, deixar exporem suas hipóteses, em seguida mostrar a eles, perguntando o que é e dar uma para cada um.
No pátio nós vamos jogar a bolinha em uma caixa que terá uma abertura em formato de círculo. Pular dentro dos bambolês e jogar a bola tentando acertar a caixa.
4.2) Teorização:
- Em que pulamos?
- O que fizemos?
Dentro de um envelope terá um círculo, que será mostrado a eles e colado no cartaz coletivo: o que é? Qual é a forma dele?
Atividade 1: Cartaz coletivo
Cada um fará o seu círculo com giz de cera colorido no cartaz.
Atividade 2: Pinte o círculo sem deixar branquinho e ao lado desenhe os seus círculos.
5) Síntese Integradora:
Observar na sala de aula objetos e brinquedos que possuam a forma de círculos.
6) Avaliação
A avaliação será feita em todos os momentos da aula, na interação dos alunos na brincadeira e realização das atividades propostas.
7) Recursos:
- Bambolês
- Bolinhas plásticas
- Atividades impressas
- Giz de cera
- Cola.
8) Referências:
GARCIA, Walkíria... [et al.]. Baú do professor: Histórias e Oficinas Pedagógicas. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.
AROEIRA, Maria L. C. A mágica das letras: Alfabetização e Letramento de A a Z. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2004.
0 comentários:
Postar um comentário